Roubo de gado e fraudes revelam a fragilidade de propriedades rurais

Os casos têm sido constantes de Norte a Sul do país, com pecuaristas que chegam a perder milhares de reais em apenas um incidente. É só digitar nas…
Editor LeiloApp
abril 1, 2025

Os casos têm sido constantes de Norte a Sul do país, com pecuaristas que chegam a perder milhares de reais em apenas um incidente.

É só digitar nas páginas de pesquisas da internet “roubo de gado” e podemos perceber a quantidade de casos que acontecem pelo Brasil. A dimensão das áreas, a falta de fiscalização eficiente e ainda a vulnerabilidade das fazendas com as inúmeras visitas diárias são alguns dos fatores que comprometem a segurança das fazendas.

   Desde 2016, com a aprovação da Lei 13.330/2016, o crime de roubo ou receptação de gado passou a ter uma previsão específica no Código Penal, e uma pena mais dura, no entanto isso não foi capaz de deter os inúmeros incidentes que acontecem no país. 

  Conhecido no meio jurídico como abigeato, os furtos de animais intensificaram em 2020 com a alta da arroba. Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em muitos outros, quase todos os estados brasileiros têm tido problemas com esta modalidade de crime, que em alguns casos um único pecuarista chegou a ter prejuízos de mais 200 mil reais. 

      Outro fator importante também é a segurança alimentar, pois em 90% dos ocorridos, os animais são abatidos irregularmente para venda ilegal da carne, o que gera uma questão de saúde pública. 

     Mas o que pode ser feito para amenizar esta situação? Um dos pontos ressaltados pelas autoridades é o controle de visitas nas fazendas, para não deixar que pessoas mal intencionadas tenham acesso ao funcionamento da propriedade. Pensando nisso a plataforma Leiloapp desenvolveu um sistema seguro de compra e venda de gados online, possibilitando também o cadastro das propriedades e gerando a avaliação dos pecuaristas dentro da plataforma.

A ideia é que os interessados façam uma inscrição totalmente digital, com forte controle de segurança, dando mais confiança e credibilidade, para que os pecuaristas recebam em suas Fazendas somente visitas cadastradas, uma atitude simples, mas que pode ter uma importância fundamental.

O Leiloapp é uma plataforma de comercialização de animais, entendendo que quanto mais segura for a forma do pecuarista comercializar seu gado digitalmente, menos visitas ele receberá em sua propriedade. E mesmo que precise receber, serão visitas extremamente qualificadas, oriundas de uma plataforma que já classificou aquele comprador. 

Com um sistema antifraude, o Leiloapp possui travas de segurança especiais para prevenir ao máximo que os pecuaristas não passem por golpes digitais que surgem com o avanço inevitável da tecnologia, seja na venda ou na compra de animais. 

Como o fato ocorrido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em que um fazendeiro perdeu R$ 123,7 mil com falsa compra de gado. A vítima de 50 anos, procurou a polícia para denunciar a falsa negociação. Conforme o boletim de ocorrência, a vítima relatou à polícia que entrou em contato com um suposto corretor, identificado apenas como Gustavo, que estava intermediando a venda de 100 cabeças de gado, e combinou de ver o rebanho pessoalmente.

A vítima foi até a fazenda, conferiu o gado, decidiu fechar negócio e fez uma transferência no valor de R$ 123.755,24 para uma conta informada pelo falso corretor. O comprador foi então até a fazenda para retirar os animais, mas foi impedido e informado por um funcionário que a venda não havia sido concluída e a vítima percebeu que seria um golpe.

O proprietário do gado, de 54 anos, também foi à delegacia e relatou que anunciou a venda dos animais em um aplicativo. O mesmo falso corretor entrou em contato com ele e disse que havia uma pessoa interessada na compra dos bois.

Foi então que o dono da Fazenda autorizou que o corretor fosse ao local com o comprador para conferir o rebanho e, depois, foi informado que o negócio seria fechado. O Fazendeiro/vendedor passou a conta onde o dinheiro deveria ser depositado, mas a quantia não caiu na conta. As vítimas não conseguiram contato com o corretor após a negociação e perceberam que ambos haviam caído em um golpe. O caso foi registrado como estelionato na Polícia Civil.

E este é apenas um dos vários exemplos que acontecem cotidianamente e que poderiam ser evitados caso fossem utilizadas ferramentas criadas especificamente para o pecuarista comercializar seu gado pela internet de forma segura.

Leia Também

Os principais motivos para não ERRAR na venda ou compra de gado

7 motivos que evidenciam que o gado de reposição passa por um dos momentos mais delicados dos últimos anos (a…
Editor LeiloApp
abril 1, 2025

Como ser mais eficiente na compra e venda de gado

Seguindo a evolução digital e o cenário de avanço na confiança de se comercializar gado de maneira virtual ou digital,…
Editor LeiloApp
abril 1, 2025

Comercialização online de gado por foto ou vídeo

Como ter fotos ou vídeos de seu lote que aumentem a possibilidade de compra e venda de de seu lote…
Editor LeiloApp
abril 1, 2025